domingo, 10 de junho de 2012

Fim de Feriado? Por Quê?!


Estou triste. Alguém pode me explicar porque feriado tem que acabar? Depois de maravilhosos quatro dias em casa, a alegria acaba e lá vamos nós enfrentar a rotina de novo; acordar cedo, sair com vento gelado na cara, às vezes debaixo de chuva.
Dessa vez acho que muita gente ficou em casa, não viajou, porque o tempo não estava muito propício para isso; mas e quando o sol está brilhando, aquela brisa quentinha está soprando e a ociosidade está se instalando no seu corpo? Quando você dá graças porque quarta-feira está acabando, quinta-feira é feriado e você vai viajar… uma delícia.
Mas não sei o que é mais difícil: (fingir)não lamentar o fim de um feriado ensolarado ou deixar para trás os dias que você passou deitado, quentinho e enrolado em um cobertor porque estava fazendo um friozinho gostoso. Dá vontade de chorar só de pensar nisso!
Para falar a verdade, a melhor parte do feriado não é ‘o feriado’ em si, mas a espera por ele. Já reparou como todos ficam felizes nos dois dias que antecedem a folga, principalmente quando há alguma ‘emenda’ envolvida? Planos pipocam por todos os lados: cinema, churrasco na casa do amigo, almoço na casa da avó, maratona de algum seriado na casa de alguma amiga, acompanhada de brigadeiro de colher (é impressão minha ou sempre tem comida no meio?).
E dá até para fazer um mapeamento de nossas atitudes durante as ‘mini-férias’. No primeiro dia de descanso, você ainda está pensando ‘tenho o feriado todo pela frente…’; no segundo dia, a realidade começa a te atingir e a contagem regressiva começa também; o terceiro dia é quando o pânico tem início: ‘está acabando! Mas nem descansei direito! Nããããoo…’; e o quarto (e normalmente último) dia é o dia de perder as esperanças. Você acorda pensando em aproveitar ao máximo as últimas horas nas quais a preguiça lhe é permitida, e quando se dá conta, já são seis da tarde. O coração começa a se apertar e de vez em quando até uma pequena lágrima desponta do canto do olho.
Se você é como eu, o grande problema é quando o feriado acaba no domingo. A musiquinha que anuncia o fim do Fantástico desencadeia o desespero. Ela é sinônimo de fim do dia, fim de alegria, fim de ‘vou dormir até meio-dia’.
Agora, com licença, vou aproveitar as últimas dez horas do meu feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário