domingo, 29 de dezembro de 2013

Não é Medo do Vestibular

Gente, eu sei que me excedi um pouco no quesito drama, mas eu precisava desabafar um pouquinho hahaha E quero saber de quem já prestou vestibular: vocês também se sentiram assim?

Daqui a uma semana começa a segunda fase do vestibular mais famoso e mais amedrontador do país: Fuvest.  São três dias de sofrimento voluntário de mais de 30000 vestibulandos que sonham com uma vaga na USP. Eu estou incluída nesses milhares de “masoquistas”.
Assim como muita gente, comecei o processo pré-vestibular junto com o ensino médio, minha ansiedade se iniciou ainda em janeiro e passei este ano frequentando um cursinho que tomou praticamente todos os meus sábados do ano, onze horas por dia, e até alguns domingos. Porém, não posso dizer que me sinto pronta para superar os outros dois candidatos que disputam a mesma vaga que eu.   
Nas duas últimas semanas não houve um único dia em que eu não chorei de desespero, ou por não entender os conteúdos que estou revisando – e que já não tinha entendido antes – ou por medo de esquecer tudo durante as provas. Tá, eu sou dramática, tenho consciência disso. Mas, para ser sincera, eu não me importaria muito em prestar vestibular quantas vezes fossem necessárias. O “problema” é minha família. Meus pais, para ser mais precisa.
Sei que uma não-aprovação doeria muito mais neles do que em mim porque sei o quanto eles batalharam e se sacrificaram para me manter em uma escola particular por oito anos. Sei o tamanho da expectativa deles, construída por dezenas de boletins repletos de notas nove e dez. Sei que eles não querem que eu sofra o tanto que eles sofreram e que uma boa faculdade me ajudaria bastante nisso.
Agora sei que sempre ao me cobraram, de vez em quando com um pouco de exagero, meus pais queriam evitar que eu passasse pelo que estou passando, por esse desespero. Agora entendo os nãos em resposta aos pedidos para sair com meus amigos quando eu tinha compromissos relacionados aos estudos. Agora compreendo por que era terminantemente proibido faltar na escola. Agora meu maior medo não é não ver meu nome na lista de aprovados. É ver a decepção nos olhos das pessoas que mais amo, mesmo que me digam “na próxima você consegue”.

6 comentários:

  1. Oi Cass. Como foi lá na Fuvest? Espero que tenha ido bem. Já que está indo para a faculdade, você vai parar de publicar textos aqui? Admito que ficaria muito triste se isso acontecesse já que gosta muito do seu blog, porém a vida na faculdade é muito complicada, eu sei disso. E quanto ao seu amigo Silas? Faz tempo que ele não aparece aqui, tem a sua amiga Luisa também, mas o estilo dele combina bem mais com o seu. Bem espero sua resposta (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, muitas perguntas! rs vamos por partes: primeiro, agradeço a preocupação, ainda estou esperando a lista de convocados! Segundo, eu vou tentar manter a frequência de postagens, que,sim, eu sei, não é lá essas coisas rs e a Luisa agora tem um blog próprio, junto com outra amiga: http://realidadeilusoriablog.blogspot.com.br/. Mas ainda tenho alguns textos dela comigo para serem postados!

      Excluir
    2. Abrigado pelo blog da Luisa, tentarei acompanhar também, mas você não falou de quem eu perguntei, do Silas rsrsrs. Coitado do menino, merece ser esquecido assim? Ele escreve bem, mas escreve pouco e eu sou aquele tipo de pessoa que entra no blog todo dia para ver se tem algo novo, tanto seu quanto dele, sei que o blog é seu, mas ele não faz mais parte?

      Excluir
    3. Ai, passou batido, foi mal rs sempre que ele me entrega algum texto eu logo posto aqui, então... provavelmente é só esperar ;)

      Excluir
  2. Oi eu fiz uns comentários ontem de madrugada que não saíram muito bons, agora vou te falar vdeverdade que infelizmente não participarei do blog por um tempo, digamos que são problemas técnicos com a dona dele, se ela quiser dar mais detalhes do motivo fica por conta dela, mas so falarei isso.

    ResponderExcluir
  3. ´Q sério isso Cass? Que triste ): Bem espero que um dia vocês dois resolvam esses "problemas técnicos" que está ocorrendo e que ele possa voltar a participar, só fico curioso em saber o que aconteceu. Se cuidem (:

    ResponderExcluir