sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ser Nerd é Pop... Será?

A vida nunca foi tão maravilhosa para aqueles chamados de “nerds” quanto é agora. Seus filmes, seus livros, séries, jogos favoritos e eles próprios nem podiam imaginar que um dia estariam em voga e seriam amados, não ridicularizados. Não ousavam sonhar em ter seu estereotipado estilo almejado e copiado ou em serem populares. Mas a vida dá voltas.
Antes, gostar, ser um grande conhecedor de Star Wars ou Star Trek fazia os outros te associarem com rapazes espinhentos, feios, usando óculos de “fundo de garrafa” e altamente antissociais. Hoje, é motivo de orgulho, é ser “cult”.
Óculos costumavam ser um empecilho. Agora são um acessório desejado por muitos. Saber química, matemática e, principalmente, física servia apenas para ter colegas de classe querendo copiar suas lições, hoje... Ainda serve para isso.
Mas a pergunta que ninguém quer responder é: de que adianta tudo isso se no fim os “nerds” continuam tendo a mesma importância que sempre tiveram? Ou seja, quase nenhuma?
Porque “nerd” é mais do que filmes e séries; é mais do que uma forma de se vestir. É gostar – e muito – de aprender, é ter um conhecimento extraordinário, é ter na ponta da língua aquilo que a maioria pena para lembrar, é ser quase uma enciclopédia ambulante – sem nenhum sentido pejorativo.
E, infelizmente, hoje não vale a pena ser inteligente. O que vale é ser esperto, saber a melhor forma de ganhar dinheiro fácil. Para receber uma bolsa de estudos nos EUA, não cobram mais QI, cobram um rostinho bonito. Dormir em cima de livros, cadernos, apostilas... para quê? Ser inteligente é tão cafona...

2 comentários:

  1. Oi, texto bem interessante. Eu curto bastante a "cultura nerd", leio hqs, livros, vejo séries e filmes, mas não exagero para parecer nerd ou coisa parecida, mesmo me considerando inteligente. Concordo que a vida de uma pessoa inteligente é bem mais sofrida do que de uma pessoa bonita ou popular, só que o importante é não se diminuir por causa dos outros. Parabéns Cass por mais um belo texto, e espero que você e o Silas tenham resolvido seus "problemas técnicos". Abraços até o próximo texto. (:

    ResponderExcluir
  2. Pessoas inteligentes, não são aquelas que sabem tudo, mas que com o pouco que sabem conseguem por em prática. Um bom professor não é aquele que tudo sabe e nada ensina, mas é aquele que com empenho consegue transmitir seu conhecimento para os demais. Consegue contaminar mentes com o vírus da sua sabedoria. Ser NERD nos dias de hoje onde se tem computadores e videogames de ultima geração é bem mais fácil do que antigamente. Para se mexer em um computador com uma tela monocromática, sem mouse, som, linhas de comando para executar as ações desejadas, era para quem realmente gostava e entendia do que estava fazendo. Não é porque se é um NERD que a pessoa está fadada ao sucesso. Uma carreira de sucesso exige conhecimento, leitura, mas também exige relacionamento com as pessoas, saber lidar com pessoas é muito importante e rende bons frutos para adquirir novas experiências, experiências que jamais se aprenderiam com os livros.

    Milk-Shakespeare

    ResponderExcluir