sexta-feira, 7 de março de 2014

Flores no Lixo

A noite era de festa, mas tudo o que Larissa queria era sair logo daquele auditório; feito isso, deletaria os últimos oito anos, teria uma nova imagem e a chance de uma nova vida.
Se tudo desse certo, estaria indo para outra cidade morar sozinha dali a dois meses. A solidão não a incomodaria, com certeza. A única companhia para o fim de semana com a qual ela estava acostumada eram seus livros, DVDs e cobertores. Deixá-los todas as segundas-feiras era horrível. Ir para o colégio era horrível. Saber que muita gente a procurava apenas para conseguir cola em provas e lições para copiar era horrível. E ela sabia que era horrível de sua parte rir sempre que pensava em como seria a vida acadêmica dessas pessoas sem ela.
Ao acordar naquele dia, pensou em tudo isso. Ligou a internet e viu aquelas dezenas de comentários com coisas como “vou sentir falta disso!”, “minha vida não será a mesma sem ver vocês todos os dias!”, “fico feliz em saber que a amizade não acaba por aqui”. A primeira coisa que passou por sua cabeça: “hipócritas. Passam a vida ofendendo uns aos outros e hoje querem fingir que são amigos…”.
Colocou seu vestido, maquiou-se e foi para sua formatura. Encontrou meia dúzia de pessoas com quem realmente se importava e passou a rezar para que tudo acabasse o mais rápido possível.  Olhava para os sorrisos e lágrimas que a rodeavam e sentia pena. Não dela própria, mas daqueles que pareciam acreditar que estavam sofrendo.
Diplomas entregues. Um professor começou a discursar.
— Acabou. Vamos lá, podem ficar felizes! Sei que…
A partir daí Larissa não processou mais nada. Só voltou à realidade quando a chamaram por ser a primeira de sua turma.
Recebeu um certificado e flores. Deu um sorriso amarelo para as câmeras.
Ao pisar fora do prédio, jogou o buquê no lixo mais próximo.
“Chega de passado”.

2 comentários: